10 dicas para começar a vender na internet

como fazer uma loja online

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Com a pandemia, as vendas online cresceram muito em comparação com os anos anteriores, consequentemente os empreendedores sentiram a necessidade de migrar para o online. Quer abrir uma loja online e não sabe por onde começar?

A Nox separou 10 dicas que irão te auxiliar na hora de começar a vender na internet.

1. Tenha um plano de negócios
O primeiro passo é alinhar as metas da empresa. Analisar como a empresa está organizada, definir informações importantes como o setor atuante, produtos e preços, clientes, concorrentes e fornecedores. A partir dessas respostas, será possível identificar prós e contras de cada ideia, criar estratégias e calcular os investimentos para iniciar no mercado.

2. Conheça seu público-alvo
Um fator essencial para um negócio ter sucesso é conhecer a sua audiência. Saber para quem você venderá seus produtos definirá as estratégias e as abordagens corretas para se comunicar com esse público.

3. Otimize seu site
O cliente precisa ter uma experiência positiva em seu site para fazer compras, fique atento ao layout e a facilidade de entendimento ao acessar sua loja virtual. Invista em uma plataforma profissional, com fotos e detalhes de seus produtos. O importante é passar credibilidade para o cliente não desistir de realizar a compra por erros do site.

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4. Analise os concorrentes
Nesse passo, é possível alinhar sua posição competitiva no mercado. Colete informações após mapear seus principais competidores, aponte as vantagens da concorrência e faça uma análise interna para identificar os pontos fortes da sua empresa. Dessa forma, você saberá suas vantagens dentro do cenário de determinado mercado.

5. Foque no atendimento do cliente
Nas vendas online, os compradores podem sentir a necessidade de contatar a loja, seja antes e durante com dúvidas sobre os produtos ou depois para acompanhar a entrega, por exemplo. Disponibilize diversos canais para facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, com um atendimento bom o cliente sente maior confiança de que sua loja é segura para realizar a compra. O atendimento pode ser feito por telefone, WhatsApp, chat, redes sociais ou e-mail, o importante é ter uma equipe preparada para responder as dúvidas de quem precisa.

6. Esteja presente nas redes sociais
Sua loja precisa estar onde seus clientes e potenciais consumidores estão, é certo que parte de seus clientes utiliza as redes sociais para se manter informada ou se relacionar com os amigos. Por meio das redes sociais, você poderá entender melhor o comportamento dos seus consumidores, seus desejos, necessidades e até mesmo tendências de mercado, auxiliando na criação de campanhas e estratégias de divulgação. Além de gerar reconhecimento de marca e engajamento, as redes sociais são ótimos canais de relacionamento entre a empresa e seus clientes. Utilize o Instagram profissional para criar uma relação de proximidade com seu público e construir uma base de clientes fiéis através de uma comunicação direta com perguntas, sugestões, conteúdo, curiosidades e bastidores da sua empresa.

7. Acompanhe as tendências
Seja um heavy user das redes sociais, dessa forma você estará sempre por dentro das tendências do mercado. O mercado digital evolui cada vez mais rápido, e consequentemente, o comportamento dos consumidores também. Os empreendedores que acompanham as novidades e se antecipam da concorrência, tendem se destacar e gerar resultados.

8. Anuncie sua loja
Existem muitas maneiras de divulgar sua loja na internet. Seja com postagens orgânicas ou anúncios pagos nas mídias sociais. Para anunciar, comece com pouco investimento, para testar as abordagens e estratégias utilizadas. Se quiser resultados a curto prazo, separe um orçamento para isso. Quanto maior o investimento, mais resultados e cliques em sua loja os anúncios trarão.

9. Invista na fidelização dos clientes
Segundo Philip Kotler, uma grande referência de marketing no mundo, conquistar novos clientes custa, pelo menos, cinco vezes mais do que manter os já existentes. Então, invista na fidelização de clientes com estratégias de pós-vendas. Além de voltar para realizar uma nova compra, o cliente satisfeito pode funcionar como um promotor de sua marca. Esse esforço na retenção de clientes acaba se tornando um investimento que irá garantir aumento das vendas e redução das despesas com campanhas de captação de leads.

10. Tenha um Sistema de Gestão
Dentro de uma empresa estão inseridos vários processos que devem ser controlados cotidianamente. Controlar o estoque, fornecedores, vendas, clientes e entregas são alguns dos vários aspectos necessários para fazer um negócio funcionar. Um sistema de gestão é um software que tem como objetivo facilitar as atividades do dia a dia, automatizando o máximo de processos possível. Dessa forma, o empreendedor consegue focar em suas estratégias de vendas enquanto tem um programa que faz o controle total da empresa. O sistema de gestão Noxmob é a solução perfeita para empresas de qualquer porte do segmento de alimentação ou do varejo. Totalmente na nuvem e multiplataforma, o sistema atende todas as necessidades para otimizar o seu negócio. Teste grátis agora mesmo!

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