Como melhorar a experiência do cliente no e-commerce

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2020 certamente foi o ano para o e-commmerce. O faturamento em vendas no meio online subiu 47% nesse ano, a maior alta em 20 anos. A razão é clara: com lojas físicas fechadas e como forma de reduzir os riscos da venda presencial em meio a uma pandemia mundial, mais de 90 mil empresas em todo o Brasil utilizaram as vendas pela internet como cano de escape. Até mesmo aquelas empresas que nunca sonharam com as vendas online, tiveram que adequar suas formas de trabalho, como forma de não perder mercado.
Apesar de ter um início como uma saída para o isolamento social, muitas empresas conseguiram se dar muito bem com esse tipo de venda, assim como a Casa do Confeiteiro, como já contamos aqui. Pela internet é mais fácil encontrar clientes em potenciar, além de abrir um leque antes não imaginado de regiões de venda, que somente a loja física não poderia atender. Mas, como reter os clientes, ainda que de forma online?
Experiência do cliente
A experiência do cliente é o que conta da hora da venda. Mesmo em uma loja física notamos que existem vários tipos de clientes, mas no meio online isso é ainda mais marcante. É necessário o instigar no momento da venda, garantir com que ele não desista no primeiro momento. Telas chamativas e layouts interativos são o princípio.
O processo de venda em si precisa ser o mais simples possível, para que todos os clientes, de todas as idades consigam fazer uma compra e não haja desistência. Por conta disso, é importante ter muitas fotos do produto e descrever todas as informações nos mínimos detalhes, além de facilitar a forma de pagamento com o máximo de opções possíveis para escolha do usuário.
Pós venda de respeito
O pós venda é ainda mais decisivo. Com uma boa experiência, o cliente tem maiores chances de fazer uma nova compra. Em contrapartida, com experiências negativas, o cliente faz reclamações em mídias sociais, no Reclame Aqui, no site, além de espalhar para amigos e conhecidos a sua má experiência, o que traz uma imagem negativa para a empresa. Quando o pós venda é rápido para resolver os problemas logo que eles surgem, é provável reverter uma situação negativa em positiva para a empresa. O essencial é sempre tratar bem o cliente, porque ele é a chave do negócio.
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